quarta-feira, 23 de março de 2011

Fran's Café terá rede de lojas populares



      A rede Fran's Café deve inaugurar até o final deste ano um novo modelo de loja, voltado a áreas com alta circulação de pessoas e com preços mais populares. Ainda bem, né? Da última vez que fui no Fran's tive que mexer na poupança para pagar a conta! Hihi!

      Segundo Henrique Ribeiro, sócio da rede, a nova bandeira terá um cardápio mais enxuto - com até 50% menos itens que os vendidos hoje nas lojas da rede - e os preços devem ser até 15% menores que os praticados hoje pela marca. O ticket médio atual é de aproximadamente 15 reais.

      O objetivo é atrair um público maior para a rede, que hoje tem 139 lojas em funcionamento no país. As lojas da nova bandeira, cujo nome provisório é Fran's Especial (Fran's Express também é uma alternativa considerada pelos donos da marca), serão menores, ocupando entre 40 m2 e 60 m2 - metade do espaço utilizado nas lojas atuais.

      O investimento inicial para abertura também será mais modesto, variando entre 180 mil reais e 200 mil reais - uma loja tradicional da marca custa entre 300 mil e 400 mil reais hoje.

      "São lojas voltadas a um público que está de passagem, em locais movimentados", explica Ribeiro. Segundo o executivo, o objetivo não é só atrair o consumidor de classe C - que já tem naturalmente procurado mais a marca -, mas também oferecer uma cobertura maior para o cliente atual da rede - ele estima que 50% do público das novas lojas será de frequentadores tradicionais do Fran's Café.


Estratégia de crescimento

      O movimento de abertura da marca, tradicionalmente voltada a consumidores de classe A/B, a um público de menor renda já vem acontecendo ao longo dos últimos anos.

      Desde 2009, o Fran's vem remodelando seu cardápio e incluindo itens com preços mais acessíveis no seu mix de produtos para atrair uma faixa mais ampla de consumidores.

      Para este ano, a rede prevê a inauguração de cerca de 20 novas lojas no modelo tradicional, com investimento de mais de 8 milhões de reais por parte dos franqueados. O foco principal são as regiões Norte e Nordeste, onde devem se concentrar 50% das novas unidades. O processo de expansão já começou, com novas lojas inauguradas em São Caetano do Sul e Campinas, no estado de São Paulo, e Salvador, na Bahia.

      Com a expansão, a rede projeta um crescimento de até 40% sobre o faturamento médio de 120 milhões de reais registrado em 2010.


A reportagem é do Portal Exame, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

Um comentário:

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