domingo, 22 de agosto de 2010

Sal no Café?

Em Taiwan, tomar café salgado virou moda!

     
     A onda surgiu na rede de cafés 85ºC Bakery Cafe (que tem esse nome porque essa é a temperatura ideal para passar o café), a mais popular da região, que hoje tem o produto como o mais vendido da casa. Para esse povo - que tem o hábito de jogar sal nas frutas para destacar sua doçura e como traço marcante a mistura de sabores -, o novo ingrediente não parece nenhuma grande inovação no Oriente. Segundo os especialistas locais, o segredo do sucesso é a sequência de sabores que a bebida proporciona. O sal aflora os sentidos e em seguida as papilas gustativas sentem o gosto adocicado do café.

      O sucesso do café salgado e o gosto pelas misturas exóticas inspiraram os donos do 85ºC, que agora apostam no café misturado com frutas frescas. Já a sensação salgada está em fase de testes na China. Se a idéia também vingar no continente, a rede deve exportá-lo também para suas lojas na Austrália e nos Estados Unidos.

      Marcia Yoko Shimosaka, degustadora de cafés da AMSH Consultoria, esteve em Taiwan e conheceu o novo produto. Ela acha difícil que seja bem-aceito em outros países. Marcia teve oportunidade de provar o café salgado e conta que a sensação não foi muito agradável. "A mistura é exótica, o gosto é inexplicável. Mas não consegui dar dois goles na bebida. O cheiro do sal marinho se sobrepõe ao aroma do café." O sal é acrescentado ao café em forma de creme, semelhante ao leite vaporizado. "Não acredito que essa prática obtenha sucesso em outros países."




      Para a barista Isabela Raposeiras, um dos grandes "companheiros" de um bom Café pode ser o queijo, além de carnes em geral ao contrário dos tradicionais biscoitinhos doces. Uma experiência muito interessante é a de um espresso acompanhado de um pequeno pedaço de mussarela de búfala, por exemplo.
     
      Mas a sugestão mais interessante de Isabela é : "Nada mais maravilhoso do que um encorpado, doce e aromático espresso acompanhado por uma bela lasca de queijo Grana Padano." Chame os amigos e faça um convite aos novos sabores!˙

Minha opinião? Ecaaaaaaaaaa!!!


(Texto Júlia Zillig, publicado na Revista Espresso-modificado e Revista Cafeicultura)

Um comentário: